Pela turma do 4º Ano, da Escola da Avenida.
Acautelar É Salvar
- cheias e inundações
Tudo começou com a visualização de vários vídeos e a leitura de vários livros sobre cheias e inundações.
Depois, realizámos um debate entre nós para organizarmos melhor as nossas ideias.
Mais tarde, na nossa sala, selecionámos a informação que recolhemos. Registámos as conclusões sobre o que fazer antes, durante e depois de uma cheia ou inundação.
Também identificámos as causas das cheias e descobrimos os seus perigos e efeitos a diferentes níveis (pessoas, bens e animais).
Fomos ler o que existe sobre medidas de autoproteção apropriadas a cada situação. Foi organizada para nós uma atividade na biblioteca da nossa escola, com a professora Carla Araújo, para nos apresentar a obra "A inundação", de Mariajo Ilustrajo. No fim, desenhámos uma situação relacionada com o tema das inundações e escrevemos um pequeno texto para o descrever.
Formámos grupos de trabalho e criámos um documento no Word com a informação obtida anteriormente.
O nosso professor apresentou-nos o Canva, que é uma plataforma “online e colaborativa para criar designs, apresentações, posters, vídeos, logótipos…”. Explicou-nos como funciona e vimos dois vídeos explicativos.
Experimentámos o Canva e foi lá que fizemos o nosso panfleto, que depois distribuímos às pessoas. A todas elas explicámos os objetivos do nosso projeto. Esperamos que tenha sido um trabalho útil.
Texto coletivo dos
Alunos da turma AV4
da Escola Básica da Avenida
Professor Titular de Turma: José Manuel Alho
(Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito de uma
planificação dos Domínios de Autonomia Curricular - DAC,
em articulação com o domínio Risco,
de Cidadania e Desenvolvimento, selecionado em Equipa Educativa)