Da turma do 4.º A, da EB de Albergaria-a-Velha.
A nossa visita de estudo

No dia 30 de janeiro a turma do 4º A da EB, realizou uma visita de estudo a Guimarães e ao Porto. Fomos no autocarro da Câmara Municipal e a auxiliar, D. Gracinda, foi connosco. O tempo estava cinzento.
Saímos da escola por volta das nove e seguimos pela autoestrada. Na ida, passámos no Porto e vimos o estádio do Dragão, mas não chegámos a parar. Pelo caminho, vimos estufas e a professora até disse que alguns agricultores cultivavam lá diversas plantas.
Seguimos viagem até que fizemos uma paragem numa estação de serviço onde havia um café. A professora pediu à gerente para nós comermos o lanche da manhã. Depois continuámos o nosso caminho...
Quando chegámos a Guimarães, vimos a parte antiga da cidade e as muralhas. Primeiro observámos a estátua de D. Afonso Henriques e tirámos fotografias. Depois a professora pediu autorização para visitarmos gratuitamente o Paço dos Duques e autorizaram a nossa visita. Assim, pudemos observar: uma maquete do Castelo de Guimarães, em legos, salas que tinham enormes tapetes a representar batalhas, um grande e belo salão de banquetes, uma capela, um coche, dois quartos, enormes lareiras, vestes e armários antigos, armaduras... Ainda vimos um senhor que tinha um falcão empoleirado no braço e que nos deu a conhecer alguns hábitos desta espécie. Depois vimos uma exposição relacionada com falcões e outras aves de rapina. A seguir visitámos o castelo que estava em manutenção.
Seguimos viagem, a caminho do Porto. Entretanto, fizemos uma paragem para almoçar noutra estação de serviço numa espécie de restaurante, onde a professora fez o mesmo pedido. Eu comi batatas fritas e um hambúrguer, na companhia dos meus colegas e sem apanhar frio.
No Porto, passámos pela Praça da República, pela Avenida Dos Aliados e vimos ruas perpendiculares e ruas paralelas. Também visitámos a estação de S. Bento, onde vimos lindos azulejos e painéis com os horários de partida e chegada dos comboios. Caminhámos pela estação e vimos o movimento e dois túneis. Até vimos uma gaivota a tentar comer os restos de comida que estavam no lixo.
Continuámos viagem em direção ao Castelo do Queijo. Pudemos observar o rio Douro, as belas fachadas de edifícios antigos, elétricos e autocarros turísticos. No Castelo do Queijo, vimos canhões, postos de vigia e tirámos fotos. Mesmo ao lado, tinha a praia de Matosinhos. Ainda passeámos a pé e vários colegas já não viam o mar há 3 anos. O Sol até brilhou um pouco para nós vermos o mar. Apesar de agitado, estava bonito e cheirava a maresia.
No regresso, vimos barcos turísticos e os barcos rabelos com pipas de vinho do Porto. Chegámos à escola, já passava das dezassete horas.
Eu e os meus colegas adorámos a visita! Foi uma maneira incrível de aprender e tudo gratuito.


Micaela, com a colaboração dos colegas
4º A, da EB de Albergaria-a-Velha
Professora Titular: Carmo Delgado


