Da turma do 2.º B, da EB de Albergaria-a-Velha.
O meu mealheiro

O menino Francisco está a por uma moeda no mealheiro da Maria. Mais tarde, lembra-se que está a chegar o dia do aniversário do pai.
Decide com a Maria tirar as moedas do mealheiro, para verem quanto têm. Depois de contarem o dinheiro, vão a uma loja de roupa escolher o que vão oferecer ao pai.
Na loja, escolhem uma gravata e umas meias. A gravata custava 2,00 euros e as meias 2,50 euros. Por isso, têm dinheiro suficiente para comprar as prendas.
Embrulham as suas prendas, com muito cuidado, e esperam ansiosamente o dia do aniversário do pai.
Quando chegou o grande dia, ofereceram os presentes, muitos contentes.
O pai ficou muito surpreendido com os filhos e com os presentes. Afinal, eles tinham aprendido a lição. Tinham aprendido a poupar, moeda a moeda, para conseguirem reunir o suficiente para comprar bons presentes para ele.
Aprendam vocês também a lição!
Diogo Martins de Pinho
2.º B, da EB de Alb.-a-Velha
Bexiga – o cão

Era uma vez um cão chamado Bexiga.
Um dia, o Bexiga andava a saltar por cima das poças de lama. Mas houve uma poça que era muito grande e o Bexiga não conseguiu saltar. Ficou todo sujo. Apareceu uma menina que preparou um banho para o Bexiga.
Tinha uma bacia com água quente, um champô, um sabonete que cheirava a perfume e uma toalha muito macia.
Depois de ter tomado banho, ficou a brilhar e a menina meteu-lhe um laço ao pescoço!
A menina perguntou aos pais se podia ficar com o Bexiga. Os pais disseram que sim.
A menina ficou mesmo contente!
Dinis Rebelo Espadinha
2.º B, da EB de Alb.-a-Velha
O papagaio de papel

Era uma vez um menino chamado Pedro. Um dia, quis fazer à mão um papagaio de papel. Mas não tinha folhas nem o material necessário. Foi então ter com a mãe e perguntou-lhe:
- Podes comprar material para o meu papagaio? Sabes, preciso de folhas de várias cores, uma cana com 50 centímetros de comprimento, papel de seda colorido, um metro e meio de corda de algodão e um carreto com 100 metros de fio de "nylon" …
A mãe do Pedro comprou tudo o que o filho lhe tinha pedido.
O Pedro foi ter com outros dois amigos para fazerem um papagaio. Cada um ajudou a fazer uma coisa. Mas era o Pedro que tinha mais conhecimentos em fazer aqueles papagaios.
Depois de prontos, os três amigos levaram o papagaio e foram para o campo ver onde podiam lançá-lo. Foi perto de umas árvores que ele voou. Estiveram toda a tarde a brincar uns com os outros. Felizes.
Gonçalo Miguel Martins Ferreira
da turma do 2.º B, da EB de Alb.-a-Velha
Prof. Titular de Turma: José Manuel Alho