Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Cais da Escrita

Blog destinado à publicação de trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha visando promover o gosto pela leitura e pela escrita. Que os alunos escrevam por prazer, com criatividade e imaginação. Desde 25 de outubro de 2011.

Cais da Escrita

Blog destinado à publicação de trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha visando promover o gosto pela leitura e pela escrita. Que os alunos escrevam por prazer, com criatividade e imaginação. Desde 25 de outubro de 2011.

Da turma do 2.º Ano (AV2), da Escola da Avenida.

1.jpeg

Imagem gerada por IA

O lápis mágico de Malala pelos olhos do Dinis

 

A Malala costumava ver um programa de televisão sobre um lápis mágico.

Ela desejava ter um lápis mágico. Por isso, numa noite escura, pediu um desejo.

No dia seguinte ao acordar, abriu a gaveta, mas infelizmente o lápis não estava lá. Sempre ao acordar, durante dias e dias, Malala ia à gaveta, mas o lápis nunca apareceu.

Um dia, uns senhores malvados, não deixavam as meninas oirem à escola. Perseguiam-nas.

O pai da Malala, que era diretor da escola perguntou-lhe porque é que as suas amigas não iam à escola. Ela respondeu-lhe que as meninas tinham medo desses senhores maus.

A Malala contribuiu para que as crianças tivessem direito de ir à escola, principalmente as do país dela.

Se eu tivesse um lápis mágico ia pedir comida boa e brinquedos e acabava com a guerra.

Fazia tudo para ter um lápis mágico. Seria um sonho realizado!

Há tanta coisa que gostava de ter que até perco a conta, mas, acima de tudo, desejava que todos tivessem um lápis mágico como eu para realizarem todos os seus sonhos.

Dinis Duarte

Da turma do 2.º Ano (AV2)

da Escola da Avenida

Professora Titular de Turma: Manuela Rodrigues

Pela turma do 2.º Ano (AV2), da Escola da Avenida.

1.jpeg

Imagem gerada por IA

Se o meu lápis fosse mágico

Se o meu lápis fosse mágico eu ia desenhar um mundo em paz e fazia a guerra parar.

Se o meu lápis fosse mágico eu ia desenhar a felicidade e fazer a minha mãe, o meu pai e toda a minha família feliz.

Com o lápis mágico iria praticar atos de bondade e ser uma boa ajudante mundial, proibindo todas as guerras e qualquer tipo de violência.

Se o meu lápis fosse mágico eu seria sempre muito feliz!

Amélia Oliveira

Se o meu lápis fosse mágico

Se o meu lápis fosse mágico eu desenhava mais dois livros para trabalhar e desenhar coisas da escola. No fim do dia desenhava mais três livros de matemática e dois de português. Desenhava um copo de água e a comida necessária para o jantar. Nem era preciso cozinhar.

Desenhava cobertores para distribuir por todas as pessoas que ainda vivem na rua e passam muito frio. Faria tudo com o meu lápis mágico para ajudar os outros.

Bruna Teixeira

2.jpeg

Imagem gerada por IA

Se o meu lápis fosse mágico

Se eu tivesse um lápis mágico eu utilizava-o para o bem e para o muito bem.

A Malala é uma super heroína.

Victória Pereira

3.jpeg

Imagem gerada por IA

Se o meu lápis fosse mágico

Se o meu lápis fosse mágico eu usá-lo-ia para desenhar um mundo mais feliz. Um mundo sem guerras, sem pessoas que batem umas nas outras, sem pessoas a ameaçarem outras.

À minha volta vejo muita violência. Acabar com a violência começa em mim. Para isso, podemos, e devemos, ter mais respeito pelos outros países e ter um mundo mais feliz.

Este lápis poderia mudar o mundo!

Clara Lavrador

 

Da turma do 2.º Ano (AV2)

da Escola da Avenida

Professora Titular de Turma: Manuela Rodrigues

Texto de Opinião - texto coletivo 6ºD

fruits-3441830_1280.jpg

A obesidade infantil e os hábitos alimentares

        Os hábitos alimentares nas crianças estão relacionados com a obesidade.

  Na minha opinião, penso que as crianças têm que ter uma alimentação saudável/equilibrada.

   É importante que a alimentação seja variada e regrada. Caso não seja assim, as crianças podem desenvolver doenças graves, como por exemplo: doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol, depressão, ansiedade, etc.

   As crianças obesas são muitas vezes discriminadas pelos seus pares, o que as pode levar a estados depressivos, à ansiedade, ao isolamento e por vezes ao suicídio.

    Em conclusão, eu considero que uma alimentação saudável e a prática de exercício físico são fundamentais para evitar a obesidade e todos os problemas que daí possam surgir.

Turma 6ºD

Professora Carla Araújo

     

Pela turma Alb2B, da Escola Básica de Albergaria.

1.jpg

A aventura do rei

 

Nos tempos de antigamente, havia um rei que vivia num jardim.

Este rei chamava-se Francisco e era muito bonito. Era bondoso e gostava de ajudar as pessoas.

O jardim onde morava era muito grande, cheio de flores, e no meio, um belo lago com peixes.

Num dia de verão, o rei Francisco foi dar um passeio a cavalo até ao deserto, que ficava afastado do seu jardim.

Enquanto cavalgava, avistou ao longe algo que parecia um castelo.

Depressa lá chegou e encontrou um reino perdido no meio de tanta areia.

Ao explorar o espaço, encontrou uma pessoa.

Em conversa, o rei percebeu que ele era um terrível feiticeiro e que mantinha as pessoas do reino presas nas suas casas.

Depressa o rei fugiu daquele sítio, e no regresso a sua casa encontrou, vindo na sua direção, um velho sábio.

Conversaram, e o velho sábio disse que o podia ajudar a salvar as pessoas daquele reino. Tinha uma erva mágica, que se o feiticeiro comesse, entraria num sono profundo.

O rei pediu à sua cozinheira que preparasse um bolo com aquela erva e ofereceu-o ao feiticeiro.

Assim que comeu a primeira fatia, adormeceu.

Imediatamente, as pessoas libertaram-se, e prenderam o feiticeiro nas masmorras do castelo.

Finalmente, as pessoas do reino voltaram a ser felizes.

Bem contada e bem pensada, esta história está acabada!

3.jpg

2.jpg

Texto coletivo

da turma Alb2B  

da Escola Básica de Albergaria

Professora Titular de Turma: Sofia Santos

Pela turma do 4.º ano, da Escola da Avenida.

Uma manhã diferente e bastante divertida!

4.jpg

No dia 13 de novembro, os alunos do quarto ano da Escola Básica da Avenida, no âmbito do trabalho desenvolvido nos Domínios de Autonomia Curricular, deslocaram-se ao Mercado Municipal “A Praça”, em Albergaria-a-Velha, para fazer a entrega de flyers à população.

Esta atividade teve como objetivo angariar produtos de higiene, comida, mantas (...) para a Associação dos Amigos dos Animais da cidade, fortemente fustigada pelos incêndios.

Para desenvolver esta tarefa, a turma trabalhou as disciplinas de português, educação artística e educação física. Contou ainda com a presença de duas voluntárias da associação, na escola, que divulgaram e explicaram aos alunos o trabalho desenvolvido com os animais e as dificuldades que estavam a sentir.

Com este projeto, os alunos sentiram-se tristes por saberem que existem animais a precisar de cuidados básicos, mas ao mesmo tempo capazes, responsáveis e livres para lutarem por uma sociedade ainda mais solidária.

Aprendizagens desenvolvidas em contexto real, que deixaram marcas e memórias para sempre. Foi uma manhã diferente e bastante divertida!

Turma do 4.º Ano 

da Escola Básica da Avenida

Professora Titular de Turma: Helena Cunha Barroso

1_page-0001.jpg

2_page-0001.jpg

3.jpg

5.jpg

Mais sobre este Cais

Selo BloguesEDU

Dica do dia

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2011
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D