Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Cais da Escrita

Blog destinado à publicação de trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha visando promover o gosto pela leitura e pela escrita. Que os alunos escrevam por prazer, com criatividade e imaginação. Desde 25 de outubro de 2011.

Cais da Escrita

Blog destinado à publicação de trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha visando promover o gosto pela leitura e pela escrita. Que os alunos escrevam por prazer, com criatividade e imaginação. Desde 25 de outubro de 2011.

Da turma do 3º Ano, da Escola da Avenida.

Esta Terra que eu adoro

Imagem freepik


Oh, Terra majestosa,
diversa e maravilhosa,
tão rica em paisagens
Origem de inúmeras viagens.


Da formiga ao leão,
Do peixinho ao tubarão,
são todos animais deste planetão.


Do ribeiro ao mar,
A água está a acabar.
É urgente poupar
para o futuro salvar.


Todos temos o dever,
Do planeta proteger.
O ser humano é soberano.
Para o planeta defender!


Vamos todos trabalhar
Nesta tarefa urgente
de preservar e salvar
o nosso meio ambiente!


Pseudónimo: Tibesa

Alunos da turma AV3

da Escola Básica da Avenida

Professor Titular de Turma: José Manuel Alho

Pela turma do 4º ano, da Escola da Avenida.

A POESIA DÁ VIDA ÀS CORES”

Imagem retirada daqui

Branco

Para mim a cor branca

Tem a música da Paz

que acalma o coração

Tem a cor das açucenas

e das nuvens no céu

Tem o sabor da baunilha

Tem o cheiro da felicidad

que se vai espalhando pelo mundo

Tem o tempo de ver a Paz a voar

Tem o voo da liberdade.

Francisco Sousa e Xavier Pinho 

 

Amarelo

 O amarelo tem a cor do sol.

 tem a música do cantar dos pássaros.

 Tem a cor da banana.

Tem o sabor do ananás.

Tem o cheiro do limão.

Tem o tempo de comer abacaxi.

Tem  a cor do girassol.

Tem o amanhecer do sol que

Maria João

 

O Amarelo

Para mim a cor amarela

Tem o som de uma abelha a bater as asas

Quando vai para a sua colmeia

Tem a cor da areia

E dos girassóis

Tem o sabor do mel

Tem o cheiro das flores

Que alegram o jardim

Tem o tempo dos minions para comer

Banana

Tem o sabor de um gelado de baunilha

Tem o calor do sol

Que aquece o coração

Leonor Moreira e Valentim 

                       

O Laranja

Para mim a cor laranja

Tem a música do chilreio dos pássaros

sobre o poleiro da minha gaiola laranja

Tem a cor do ouro

e das cenouras da horta

tem o cheiro da ternura

que paira no ar

Tem o tempo do verão e do calor

Jacinta e Dinis 

 

O Vermelho

Para mim o vermelho

tem o som do fogo na lareira.

Tem  a cor do sangue

quando nos magoamos.

Tem o sabor do morango

quando o comemos.

Tem o cheiro das tulipas

nas planícies.

Tem o tempo de nós

comermos uma maçã.

O vermelho é a cor

da guerra que destrói

o mundo.

Lenor Relva 

 

 O Vermelho

o vermelho é a cor

do coração apaixonado

e do amor

tem o sabor

do morango e da melancia

tem o cheiro de um

cravo e de uma papoila

tem a sensação de raiva

o som da musica portuguesa

e também é a cor 

de um tijolo

Rita Pinto

 

Vermelho

É música que toca no coração,

É a cor da paixão.

Tem o cheiro das rosas, em sua beleza,

Tem o sabor de um morango fresco em cima da mesa.

Faz lembrar o sangue e o amor,

Faz lembrar o meu lápis de cor.

Filipe Santos 

 

O verde dá vida às cores

O verde é a minha felicidade,

Tem o sabor da alface

Tem a cor do monte

E das couves da horta.

Tem o cheiro da floresta,

tão bonita como os trevos de quatro folhas

E tem o tempo para brincar no jardim.

Elvira

 

O azul

o azul tem a cor

do céu sem nuvens

O azul tem o som

de um fado triste

Tem o sabor da

da água de uma fonte

Tem o cheiro do

livro de matemática

Lembra o mar

num dia de verão

Kevin

Alunos da turma AV4

da Escola Básica da Avenida

Professora Titular de Turma: Fátima Rodrigues Tavares

Do 4º Ano, da Escola da Avenida.

1.jpg

 

ATIVIDADE ROBÓTICA BEE-BOT

 

A nossa turma realizou uma atividade na biblioteca da escola, com as professoras Fátima e Manuela.

Dividiram-nos em grupos e a professora Manuela apresentou-nos os robôs “Bee-Bot”. Tinham a forma de abelhas. Uma das abelhas era a mestra e as outras eram as operárias.

Depois de ligarmos os robôs, medimos com a régua a distância de cada passo que davam. Chegámos à conclusão que era de 15 cm.

De seguida, deram-nos uns “tapetes”: uns divididos em 12; outros em 16 quadrados. Ambos mediam 15 cm de lado.

Estivemos a programar os nossos “Bee-Bot” para seguirem o percurso por nós traçado, tendo em conta a seguinte linguagem: para a frente, para trás, um quarto de volta à esquerda ou um quarto de volta à direita, meia-volta à esquerda ou meia-volta à direita e uma volta completa à esquerda ou à direita.

O robô, seguindo as regras, saía do ponto de partida e chegava ao local programado.

Tivemos a oportunidade de programar diversas ordens para o robô cumprir.

Gostámos muito desta atividade e gostaríamos de voltar a participar porque foi uma experiência muito rica!

2.jpg

3.jpg

Texto coletivo dos

Alunos da turma AV4

da Escola Básica da Avenida

(atividade dinamizada pela Prof.ª Manuela Rodrigues,

em articulação com a docente Fátima Jesus)

Concurso RBE - Ser Escritor é cool - 2º Desafio

Para que serve, afinal, o Tik Tok?

 

Tik Tok, uma rede social que começa a preocupar os pais!

O Tik Tok tem como principal objetivo gravar e editar vídeos curtos e partilhá-los para outras redes.

Muitas crianças de todo o mundo, já têm acesso ao Tik Tok e passam a maior parte do tempo a ver vídeos e a publicar outros.

Mas afinal o que é que tem o Tik Tok para viciar crianças e adultos?

Na minha opinião, as pessoas ficam viciadas porque tem imensos vídeos diferentes, com muitos efeitos Mega divertidos.

Além disso, por vezes, as crianças imitam Tik Toks que não são apropriados para a idade deles.

Mas, nem tudo é mau no Tik Tok, pois pode ser usado como ferramenta de educação e para diversas vendas online.

Pessoalmente, esta rede social não me cativa, não tenho Tik Tok, porque nunca tive curiosidade de experimentar.

Simão Esteves Rainho, 6ºA

Mais sobre este Cais

Selo BloguesEDU

Dica do dia

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2011
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D