Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cais da Escrita

Blog destinado à publicação de trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha visando promover o gosto pela leitura e pela escrita. Que os alunos escrevam por prazer, com criatividade e imaginação. Desde 25 de outubro de 2011.

Cais da Escrita

Blog destinado à publicação de trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha visando promover o gosto pela leitura e pela escrita. Que os alunos escrevam por prazer, com criatividade e imaginação. Desde 25 de outubro de 2011.

Pela turma do 4.º B, da EB de Albergaria.

Ensino Experimental das Ciências

1.JPG

Há já algum tempo que termos percebemos as etapas do método experimental e que conhecermos o material de laboratório que existe na nossa escola. Fomos a uma sala de Ciências e aprendemos as principais regras de segurança. Desta vez, fizemos uma experiência para identificar o estado físico em que amostras de materiais se encontram à temperatura ambiente.

O professor apresentou-nos os objetivos:

  • Distinguir materiais líquidos de materiais sólidos;
  • Reconhecer que o estado físico de algumas substâncias se pode alterar por mudança da sua temperatura;

Dialogámos na turma sobre as nossas opiniões e chegámos à seguinte questão:

 

Questão-Problema: Como se distinguem os sólidos dos líquidos?

 

Começámos a mexer nos materiais que se encontravam à temperatura ambiente:  amostras diferentes com água, leite, mel, sal, farinha e açúcar, colocadas em sacos transparentes de plástico e herméticos,identificados com letras (A, B, C, D, E, F).

De seguida, o professor pediu-nos que, com os sacos, formássemos 2 grupos:  o dos materiais no estado sólido e o dos materiais no estado líquido.

Registámos a constituição de cada um dos grupos e definimos o critério que iríamos usar para distinguir os sólidos dos líquidos. Neste caso, o nosso critério foi “formação de gotas”.

Por isso, o professor trouxe-nos um conta-gotas para verificar quais os materiais que formam gotas e os que as não formam bem como um termómetro digital para medirmos a temperatura ambiente.

2.JPG

4.JPG

Apresentámos algumas possibilidades e previsões.

Logo a seguir, iniciámos o preenchimento de uma tabela para registo das nossas observações.

Verificámos que a água, o leite e o mel à mesma temperatura, formam gotas. O sal, a farinha e o açúcar não formam.

A resposta à questão-problema foi: «À temperatura ambiente (20.9 ºC), os líquidos formam gotas e os sólidos não.»

Percebemos assim que a distinção entre líquido e sólido se faz pela formação de gotas (os líquidos formam gotas e os sólidos não).

No final, redigimos um texto coletivo para vos contar esta nossa experiência.

3.JPG

5.JPG

6.JPG

7.JPG

8.JPG

9.JPG

Texto coletivo da

Turma do 4.º B,

da EB de Alb.-a-Velha

Prof. Titular de Turma: José Manuel Alho

Mais sobre este Cais

foto do autor

Selo BloguesEDU

Visitas ao Cais

free counter

contador de visitas

O Tempo para hoje

(clicar na imagem para outras previsões)

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D